Jogo Ganha Montão e Perde Tudo.
O objetivo é compreender a estruturas do SND Sistema de numeração de números decimal.
Primeiro o aluno deve confeccionar o seu tapete dividindo em três para, com um cabeçalho contendo unidade, dezenas e centenas. . Com isso o aluno já pode visualizar essa divisão.
Nesse jogo você pode usar canudos e palitos ou Material Dourado. Mas iremos utilizar canudos.
Para que aluno tenha uma visualização melhor da quantidade de palitos, o professor dever confeccionar anteriormente números de um a nove.
O professor deve está monitorando todas essa etapas para que a atividade tenha exito.
O somatório dos dois dados não pode ultrapassar de nove, ou seja o professor deve tampar os números seis, cinco e quatro de um dado.
Forme grupos. Cada componente do grupo deverá jogar uma vez os dois dados, efetuando o agrupamento dos palitos ou dos canudos, ao completar 10 na unidade o educando deve junta-los com um liga passando-o para parte de dezenas, e forma análoga para as centenas. Ganha o componente que fizer um centena.
O aluno deve compreender todo o processo.
O professor deve auxiliar os alunos e monitorar o andamento do jogo, fazendo link com a estrutura do SND. Para que a atividade tenha o seu objetivo cumprido.
O professor deve acompanhar essa transposição decimal, pois nesse momento que o aluno começar a perceber de forma mais concreta o sistema de numeração de números decimal. Na foto acima o componente está com 8 dezenas e 2 unidade. Ou seja, oitenta de duas
Após todos os jogadores completar uma centena. Efetua-se todo o processo mas perdendo tudo. Nesse momento o professor deve explicar como deve-se voltar. Exemplo o jogador tirou 5 unidades, ele deve troca a centena por 10 dezenas, pegar um dezena e retirar 5 unidade o jogador terá 9 dezenas e 5 unidades.
O propósito desse jogo pedagógico é possibilitar a melhor compreensão das propriedades do Sistema de Numeração Decimal e dos algoritmos das duas operações fundamentais: adição, subtração, ou seja para melhor entender a forma de agrupamento e desagrupamento das unidade e identificar as dificuldade dos alunos na compreensão desse sistema. Em um passado não muito distante considerava suficiente e trivial as informações obtidas nos livros didáticos de Matemática sobre o sistema de numeração de número decimal, mas com pesquisas recente e aplicação, comprovaram que o livro não é suficiente para que o aluno passa compreender de forma clara os algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão. O professor deve utilizar material concreto para expor mais claramente as etapas.
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