segunda-feira, 22 de abril de 2013

Primeira aula

A professora apresentou algumas situações reais de educando de séries de iniciais. Tendo o objetivo de analisar problemas e propostas de ensino de matemática nas séries iniciais. Apresentando que em grande parte do fundamentos metodológico adotados pelo os professores são consequências de suas definições sobre o conhecimento matemático.
Situação 01

 Nessa operação percebemos que o educando não teve uma boa abstração do conhecimento nas séries iniciais. Pois nesse caso o aluno não tem nenhuma noção de subtração, ele não consegue saber qual operação usar e chegar ao resultado final correto. Quando as operações são assim apresentadas, há uma tendência dos alunos acreditar equivocadamente que ambas são opostas e conflitantes, mas pelo contrário são "coirmãs".
Situação 02

Nesse caso o aluno tinha uma certa noção do algoritmo padrão da multiplicação, mas não usou para resolve operação. Ele desmembrou a operação e resolveu a questão por parte, após encontrar o resultando colocou todos os valores conforme o algoritmo, mas de forma incorreta, somou as parte encontrando o resultando correto. Nessa situação o educando tem conhecimento de todos o processo multiplicativo, mas não tem domínio do algoritmo padrão. O professor deve trabalhar com as duas situação de resolução para que o aluno passa resolver das várias formas existente.  
Situação 03
A questão está incorreta. Mas nesse caso o professor de reconhecer que o aluno tem algum conhecimento sobre o algoritmo, mas entendeu que estamos dividindo 768 por 32. O educando não entendeu o princípio multiplicativo. O professor deve pontuar a questão em alguns décimos para motivar o aluno, e de também se corrigir quanto a didática aplicada na explicação do algoritmo.

A solução desse problemas que verificamos nas equações descrita acima, é aplicação recurso didáticos na sala aula, nas séries iniciais como. jogos, utilização de material concreto, trabalhos fora da sala de aula. Pois a matemática está presente no cotidianos dos seres humanos, tanto implicitamente quanto explicitamente, incondicionalmente já existe um elo entre essas matemática existente, devemos somente estrutura um ponte entre esse dois conhecimento. Ao acordarmos todos os dias nos departamos com várias situações matemáticas, pegar um ônibus  fazer compras, pagar contas, olhar as horas, ou seja, toda e qualquer hora estamos exercitando de forma incondicional nossos conhecimentos matemático. O professor deve ser o mediador entre essa matemática que é formada no seu dia a dia e a institucionalizada. 


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