segunda-feira, 22 de abril de 2013

Estrutura do sistema de numeração decimal


 Continuação da Estrutura do sistema de numeração decimal.

Utilizamos o mesmo jogo com o material Dourado. (Ganha montão e Perde tudo)



















Excelente forma de trabalharmos o sistema de números decimal com o aluno, dessa forma pode compreender melhor a forma de agrupamento e desagrupamento. Com o material didático o aluno tem mais facilidade em absorver novos conhecimentos, ou seja, a mediação do conhecimento torna-se mais ágil. Pois para crianças que nunca tiveram acesso a essa forma de ensino, tem muita dificuldade em absorver novos conhecimentos.
 Tipos de Ábaco
Ábaco de pino
 O ábaco de pinos é um material utilizado como recurso para o trabalho de Matemática, para desenvolver atividades envolvendo o Sistema de Numeração Decimal, a base 10 e o valor posicional dos algarismos, além das 4 operações (com mais ênfase na adição e na subtração).



O ábaco é um objeto de madeira retangular com bastões na posição horizontal, eles representam as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão), cada bastão é composto por dez “bolinhas”. As operações são efetuadas de acordo com o sistema posicional, o ábaco não resolve os cálculos, ele simplesmente contribui na memorização das casas posicionais enquanto os cálculos são feitos mentalmente.


A professora solicitou que fizéssemos vários problema envolvendo os seguintes algoritmo: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.

























Efetuamos a resolução dos problema com material concreto. Utilizando os algoritmo fundamentais e foramas de agrupamento e desagrupamento. Com o material efetuamos experiência de quantas formas podemos escrever um número, utilizando unidade, dezena e centena.


Temos conhecimento que o ensino-aprendizagem no que envolve professor e aluno, é fundamental a utilização de material concreto para melhor compreensão dos conteúdos aplicado. Nesse caso, possibilitaremos uma visão mais ampla do educando, vivenciando algumas situações com as quais os alunos consigam, facilmente estabelecer relações entre o material e o  conteúdos aplicado. Neste contexto, percebemos a importância da ação conjunto entre o professor e os alunos é fundamental para que o material possa ter sua utilização justificada.O professor deve efetuar questionamento relacionando a matéria aplicada  a atividade com a material concreto. Dessa forma há um fortalecimento do conhecimento novo do aluno, ou seja, da matéria aplicada. Os alunos são jogados nos universos dos números, que na maiorias das vezes sem entendê-los, pois é verídico que a matemática é vista como um mostro dentro do ambiente escolar, devido a esse abandono  e despreparo da classe docente.  Já é provado que não basta o aluno entender o algoritmo isso não garante que ele tenha compreendido a estrutura do conteúdo. Por isso é importante o professor criar um ponte, mas para que ele tenha domínio  é necessário uma formação continuada nas estratégias pedagógicas para trabalhar a alfabetização matemática nas séries iniciais.


Mais algumas fotos. 















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