quinta-feira, 9 de maio de 2013

Frações

Frações

Tiras de equivalência
É uma forma muito interessante de presentar de forma concreta as frações. Nesse caso o próprio aluno deve fazer suas tiras de equivalência da seguite forma: Pegue 3 folhas, divida verticalmente a folha em três parte iguais. Terá um total de 12 tiras devemos fazer as seguinte divisões através de dobras.
1;1/2;1/3;1/4;1/5;1/6;1/7;1/8;1/9;1/10;1/11;1/12.

Exemplo.


Corridas dos animais
A corrida funciona da seguinte forma. Posicionamos 12 cavalos em uma linha, uma semi reta. O primeiro dado é a quantidade que o inteiro será dividido, ou seja o DENOMINADOR e o segundo e quantas vezes essa parte irá percorrer, ou seja, O NUMERADOR.
É uma excelente recurso didático para demonstrar aos alunos as semelhanças entre as frações.O trabalho com frações equivalentes com a utilizações de material concreto,  nos permite comparar, somar e subtrair, além de ajudar a entender como frações se relacionam com razões e proporções, idéias que aparecem em quase todas as partes da Matemática escolar, estruturando as bases dos conhecimentos novos adquirido pelos educandos. Dizemos que duas frações são equivalentes quando elas representam a mesma quantidade, ou seja, estão escritas de formas diferentes, mas com medidas congruente. Além da forma mostrada existem outras para que os  professores trabalhem as equivalências com material concreto, o BARALHO DAS FRAÇÕES, que se encontra em anexo nos arquivos importantes no blog. 



Fração Equivalente




Frações diferentes que expressam quantidades iguais
Frações diferentes que expressam quantidades iguais
Dizemos que uma fração é uma parte de um inteiro que pode ser representada geometricamente ou numericamente. Podemos dividir o inteiro em diversas partes, as quais representarão quantidades diferentes e outras que representarão uma mesma quantidade. No caso de frações diferentes que representam a mesma quantidade, damos o nome de frações equivalentes. A única condição para que existam frações equivalentes é que elas pertençam ao mesmo inteiro. Observe o retângulo a seguir, ele representa o inteiro:


Ao dividirmos ao meio, isto é, em duas partes, e destacarmos 1 parte, teremos a seguinte fração:  .


Dividindo o mesmo inteiro em 4 partes e destacando 2, teremos a seguinte fração: .



Caso o inteiro seja dividido em 16 partes iguais e destacamos 8, a fração  representará numericamente a seguinte parte geométrica:

As frações apresentadas são equivalentes, todas possuem representação numérica diferente, mas expressam quantidades iguais. Nesse caso, elas estão representando sempre a metade do inteiro. Observe as frações na forma geométrica e numérica:
Para indicarmos quando duas ou mais frações são equivalentes, utilizamos o símbolo ~ ou o símbolo da igualdade +.

Para identificarmos se duas ou mais frações são equivalentes, basta aplicarmos os princípios de simplificação conhecidos, isto é, dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número, reduzindo a fração à forma irredutível. Se as formas irredutíveis forem idênticas, dizemos que as frações são equivalentes. Veja exemplos:


Verifique que as frações ao serem reduzidas à forma irredutível se tornaram idênticas, portanto, elas são equivalentes.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática



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