O
que é um portfólio?
- É um dos procedimentos de avaliação condizentes com a avaliação formativa;
- O portfólio é uma “seleção refinada de trabalhos do aluno”, ao contrário do arquivo, que é simplesmente “uma coleção de trabalhos dos alunos”.
- Um portfólio não é apenas um arquivo, mas é parte de um processo de avaliação que ensina os alunos a avaliar e apresentar seus próprios trabalhos.
- O portfólio permite ao aluno acompanhar o desenvolvimento de seu trabalho, conhecer suas potencialidades e os aspectos que precisam ser melhorados;
- Como o portifólio motiva o aluno a buscar formas diferentes de aprender, suas produções revelam suas capacidades e potencialidades, as quais poderão ser apreciadas por várias pessoas.
- Pode ser visto como um tipo valioso de avaliação formativa, fornecendo uma base para o diálogo entre professores e alunos no que se refere ao progresso.
- O portfólio é um procedimento de avaliação que permite aos alunos participar da formulação dos objetivos de sua aprendizagem e avaliar o seu progresso.
- Incluem múltiplos recursos;
- As produções dos alunos se articulam ao trabalho em desenvolvimento;
- Constata o desenvolvimento dos alunos ao longo do tempo;
- Explicita os seus propósitos desde o início;
- O pertencimento do trabalho ao aluno.
Princípios
norteadores
- Construção: Permite fazer escolhas e tomar decisões;
- Reflexão: Análise constante de suas produções;
- Auto avaliação: Avaliação processual do estudante;
- Criatividade: O aluno escolhe a forma de fazer seu portfólio.
- Parceria: O aluno é co-responsável pela avaliação. (aluno/professor)
- Autonomia: O aluno faz escolhas e trabalha de forma independente (sem forma padronizada)
- Comunicação: Capacidades de expressão e compreensão/interpretação do outro.
- Processualidade: Relação de tempo que valoriza as possibilidades de aprendizagem – Processo (aluno/professor).
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