Blocos de Conteúdos
Com o objetivo de desenvolver uniformemente os blocos de conteúdos (Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação), o professor pode trabalhar com jogos baseando-os em materiais concretos. O jogo proposto e demonstrado se chama corrida de animais, composto por dois dados e doze competidores.Percebemos pela probabilidade que os cavalos cavalo 7 e 8 tinham mais chances de ganhar. O professor deve fazer intervenções em alguns momentos, para dar enfase na atividade aplicada.
Após fazer a explanação de todas as possibilidade confirmamos o resultado do jogo.
Caça ao tesouro
Os alunos devem fazer um mapa e esconder um presente. Dessa forma o professor trabalha, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação.
Com essa atividade podemos fazer ligações
com vários assuntos, entre eles: geometria, sistema de
medidas, proporcionalidade. Essa atividade é uma forma de modelagem onde o professor fortifica o elo entre a matemática institucionalizada e a
matemática contida no cotidiano do educando. A modelagem citada funciona da
seguinte forma: Formulação do problema, construção do modelo
matemático que represente o sistema de estudo, dedução da solução para o modelo
e testagem do modelo e a solução deduzida pelo o aluno, fazendo ligações com os
conteúdos aplicado ou já aplicado pelo o educando. Esse problema pode ser
modelado de várias formas, o professor deve efetuar testes com essas modelagens,
para confirmar o objetivo que é abordar alguns dos blocos de conteúdos
matemáticos. Geralmente o professor de matemática trabalha conceitos sem
nenhuma vinculação com a realidade do aluno, praticando o ócio educacional,
prendendo-se uma matemática totalmente teórica sem fazer links com a matemática
contida no dia a dia dos educandos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário