quinta-feira, 9 de maio de 2013

Blocos de Conteúdos

Blocos de Conteúdos
Com o objetivo de desenvolver uniformemente os blocos de conteúdos (Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação), o professor pode trabalhar com jogos baseando-os em  materiais concretos. O jogo proposto e demonstrado se chama  corrida de animais, composto por dois dados e doze competidores.Percebemos pela  probabilidade que os cavalos  cavalo 7 e 8 tinham mais chances de ganhar. 




O professor deve fazer intervenções em alguns momentos, para dar enfase na atividade aplicada.








Após fazer a explanação de todas as possibilidade confirmamos o resultado do jogo.





















Caça ao tesouro
Os alunos devem fazer um mapa e esconder um presente. Dessa forma o professor trabalha, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação. 









Com essa atividade podemos fazer ligações com vários assuntos, entre eles: geometria, sistema de medidas, proporcionalidade. Essa atividade é uma forma de modelagem onde o  professor fortifica o elo entre a matemática institucionalizada e a matemática contida no cotidiano do educando. A modelagem citada  funciona da seguinte forma: Formulação do problema, construção do modelo matemático que represente o sistema de estudo, dedução da solução para o modelo e testagem do modelo e a solução deduzida pelo o aluno, fazendo ligações com os conteúdos aplicado ou já aplicado pelo o educando. Esse problema pode ser modelado de várias formas, o professor deve efetuar testes com essas modelagens, para confirmar o objetivo que é abordar alguns dos blocos de conteúdos matemáticos. Geralmente o professor de matemática trabalha conceitos sem nenhuma vinculação com a realidade do aluno, praticando o ócio educacional, prendendo-se uma matemática totalmente teórica sem fazer links com a matemática contida no dia a dia dos educandos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário